André Mendonça é Eleito para o TSE e Elogia Alexandre de Moraes
- Reinaldo Stachiw
- 17 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (16), assumindo a vaga de Alexandre de Moraes. O mandato de Moraes como presidente do TSE termina em 3 de junho.

Em sessão plenária do STF, Mendonça elogiou a gestão de Moraes, destacando sua "firmeza e competência" em tempos de turbulência e questionamentos. Ele expressou respeito e amizade por Moraes, que agradeceu e desejou sucesso a Mendonça no TSE.
Além de Mendonça, a ministra Cármen Lúcia foi eleita presidente do TSE em 7 de maio, com o ministro Kassio Nunes Marques como vice-presidente. Ambos estarão à frente do tribunal nas eleições municipais deste ano. Esta será a segunda vez que Cármen Lúcia preside o TSE, tendo anteriormente ocupado o cargo entre 2012 e 2013.
Sob a gestão de Moraes, o TSE implementou medidas rigorosas para combater fake news e reforçou a atuação sobre desinformação em plataformas sociais. A criação da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação, iniciada pelo ministro Edson Fachin, foi um dos destaques. Esta assessoria monitorava redes sociais e encaminhava publicações irregulares para avaliação e retirada imediata.
A postura firme de Moraes gerou descontentamento no bolsonarismo, mas nas últimas semanas de sua gestão, houve sinais de arrefecimento na ofensiva contra o grupo. A composição do TSE, com a entrada de Mendonça e Kassio Nunes Marques, ambos indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, inclina-se mais favoravelmente ao bolsonarismo.
O TSE é composto por sete ministros: três do STF, dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois juristas indicados pelo presidente da República. Cada ministro é eleito para um biênio, sem possibilidade de recondução após dois mandatos consecutivos.









Comentários