Após alta de 27%, arrecadação de ICMS em MT tem melhor resultado desde 2014
- Reinaldo Stachiw
- 11 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Mato Grosso teve um aumento de 27% na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em março deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2020. Com esse resultado, o estado alcançou a maior arrecadação de ICMS desde 2014, totalizando R$ 1,63 bilhão.
O ICMS é um tributo estadual que incide sobre a circulação de mercadorias e a prestação de serviços. Ele é uma das principais fontes de arrecadação dos estados brasileiros, e o aumento na arrecadação indica um aquecimento na economia local.

Segundo a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso, o aumento na arrecadação foi impulsionado principalmente pelo setor agropecuário, que cresceu 38% em relação ao mesmo período do ano passado. O setor de comércio e serviços também teve um aumento significativo, com crescimento de 29%.
“O resultado da arrecadação de ICMS é uma sinalização importante de que a economia de Mato Grosso está se recuperando de forma consistente e apresentando bons resultados, mesmo em um período tão desafiador como o que estamos enfrentando”, disse o secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo.
O governo estadual já havia registrado um aumento na arrecadação de ICMS nos primeiros meses deste ano. Em janeiro, a arrecadação cresceu 13,3% em relação ao mesmo mês de 2020, e em fevereiro, a alta foi de 18,4%.
Com o aumento na arrecadação, o governo de Mato Grosso espera ter mais recursos para investir em áreas como saúde, educação e infraestrutura, além de poder quitar dívidas e manter as contas em dia.
Comments