top of page

Bem vindos a estrema direita: Trump concede perdão total a 1.500 invasores do Capitólio.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), assinou nesta 2ª feira (20.jan.2025) os primeiros decretos de seu 2º mandato à frente da Casa Branca. Cumpriu promessa de campanha e concedeu perdão total, completo e incondicional aos invasores do Capitólio, no 6 de Janeiro de 2021. A medida beneficia cerca de 1.500 condenados pelo episódio, quando manifestantes contestaram a vitória eleitoral do ex-presidente Joe Biden (Partido Democrata) em 2020. Com isso, aqueles que estão atualmente detidos na prisão devem ser liberados imediatamente.


PROMESSA DE CAMPANHA O perdão pelo 6 de Janeiro foi uma das mais repetidas promessas durante a campanha presidencial do republicano. Em discurso na véspera da posse, por exemplo, ele chamou os condenados pela invasão ao Capitólio de “reféns”.


Segundo o documento, a decisão “põe fim a uma grave injustiça nacional que tem sido perpetrada contra o povo americano ao longo dos últimos 4 anos e dá início a um processo de reconciliação nacional”.


Ao assinar o decreto, no Salão Oval da Casa Branca, Trump afirmou que “esse é um importante” e disse esperar que os condenados deixem a prisão ainda nesta segunda feira (20)

Comentários


bottom of page