top of page

Brasil deve colher safra recorde de 325,7 milhões de toneladas de grãos em 2024/25

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou hoje que o Brasil deve colher 325,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25, um crescimento de 9,4% em relação à temporada anterior.


Segundo o órgão, o resultado é reflexo de um aumento de 2,1% na área cultivada, estimada em 81,6 milhões de hectares, e a recuperação de 7,1% na produtividade média das lavouras, prevista para 3.990 quilos por hectare.

Se isso se confirmar, este será o maior volume a ser colhido na série histórica da Conab. Os dados constam no 5º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25.


Milho

A Conab aponta para um aumento na produção total do cereal, com expectativa de produção chegando a 122 milhões de toneladas, alta de 5,5% sobre a colheita no ciclo anterior.


Conforme indica o Progresso de Safra publicado pela Companhia, a colheita da primeira safra do milho atinge 13,3% da área plantada. Porém, com uma redução de 6,6% na área semeada para o milho 1ª.


Mas, de acordo com o Conab, a queda foi compensada pelo ganho da produtividade média, superior em 9,9% à 2023/24. A projeção é de que sejam colhidas 23,6 milhões de toneladas apenas neste primeiro ciclo.


A semeadura da 2ª safra do grão foi realizada em 18,8% da área. “As condições climáticas são favoráveis e projeta-se, no momento, crescimento de 2,4% para a área de plantio, refletindo em uma produção de 96 milhões de toneladas, crescimento de 6,4%”, informa o relatório.


Soja

Com 14,8% da área já colhida, a expectativa é que a produção da oleaginosa alcance 166 milhões de toneladas, cerca de 18 milhões de toneladas acima do total produzido na safra anterior.


Segundo o Conab, o resultado reflete o aumento na área destinada para a cultura combinada com a recuperação da produtividade média nas lavouras do país. O clima ajudou, principalmente no Paraná, em Santa Catarina e na maioria dos estados do Centro-Oeste.

Comentários


bottom of page