top of page

Câmara aprova pedido para Fávaro explicar importação de arroz

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados aprovou a convocação dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Paulo Pimenta (Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul). O pedido foi feito pelo deputado José Medeiros (PL-MT) e aprovado sem oposição.


Os ministros deverão esclarecer a decisão do Governo Federal de investir mais de R$ 7 bilhões na importação de arroz, uma medida criticada por adquirir produtos de baixa qualidade que prejudicariam a produção nacional. Além disso, devem explicar a necessidade de distribuir, ensacar e vender esse arroz.


José Medeiros destacou a urgência da questão e a necessidade de apurar os impactos desta importação sobre os produtores brasileiros e consumidores, alertando para possíveis irregularidades como corrupção e favorecimentos pessoais.


A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) informou que 85% da safra de arroz no Rio Grande do Sul já havia sido colhida antes das chuvas, não havendo risco de desabastecimento.


A CNA também entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do governo de importar arroz, alegando que a produção nacional é suficiente. Medeiros concluiu enfatizando a necessidade de transparência e fiscalização para evitar escândalos no governo.

Comments


bottom of page