top of page

Carne de frango impulsiona lucro da JBS no primeiro trimestre

(Bloomberg) -- A JBS informou que seus resultados trimestrais subiram mais do que o esperado, com a carne de frango sendo responsável pela maior parte do aumento, já que o maior fornecedor mundial de carne enfrenta prejuízos cada vez maiores em sua operação de carne bovina nos Estados Unidos.


O lucro líquido ajustado para os três meses encerrados em março cresceu 78% em relação ao ano anterior, para 2,92 bilhões de reais (US$ 520,7 milhões), informou a empresa brasileira em um comunicado. Isso se compara à média de 2,79 bilhões de reais das estimativas de analistas compiladas pela Bloomberg.


O resultado destaca como a carne de frango tornou-se uma tábua de salvação para grandes fornecedores de carne, incluindo a Tyson Foods e a Cargill, em um momento em que a severa escassez de gado nos EUA eleva seus custos e elimina os lucros com o processamento de carne bovina.


Cerca de 71% do lucro da JBS antes de itens como juros e impostos, no primeiro trimestre, veio de suas operações de carne frango na América do Norte e no Brasil, que se beneficiaram de custos de ração mais baixos e da forte demanda do consumidor. Isso se compara a 57% no ano anterior.


O boom no mercado de carne de frango não vai diminuir tão cedo, de acordo com o CEO da JBS, Gilberto Tomazoni. “Temos visto uma demanda muito forte, vejo um ano muito positivo para o frango e para a carne suína”, disse ele em uma entrevista na terça-feira, citando também restrições na oferta.


A JBS afirmou que seu negócio de carne bovina na América do Norte, o maior da empresa, teve um prejuízo de US$ 112,9 milhões no primeiro trimestre, já que o aumento nos preços da carne vendida não foi suficiente para compensar os custos recordes do gado. Ainda assim, os lucros das operações de carne bovina da JBS no Brasil e na Austrália aumentaram em relação ao ano anterior.


A empresa, com sede em São Paulo, está nos estágios finais de um plano de longa data para negociar suas ações em Nova York, após receber sinal verde dos reguladores dos EUA no mês passado. A produtora de carnes levará a proposta para votação dos acionistas minoritários em 23 de maio. A JBS afirma que a medida ampliará seu acesso a capital e lhe dará mais flexibilidade para usar ações como fonte de financiamento.


As ações da JBS subiram 85% no último ano, atingindo níveis recordes em abril.


O fluxo de caixa livre da JBS foi negativo em 5,4 bilhões de reais no primeiro trimestre, ante 3,1 bilhões de reais negativos no ano anterior, devido principalmente a pagamentos de impostos mais elevados.

Kommentare


bottom of page