Cattani quer proibir ideologia de genero e restringir a formação de cidadãos conscientes e críticos?
- Reinaldo Stachiw
- 2 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Cattani apresenta substitutivo e elimina permissão para doutrinação em escolas de projeto de petista.
Por Reinaldo Stachiw: A notícia em questão apresenta a proposta de um deputado estadual de proibir a abordagem de temas como ideologia de gênero e doutrinação ideológica nas escolas de Mato Grosso. Embora a ideia de ensinar as crianças a pensar de maneira independente seja importante, a proibição da discussão desses temas pode restringir o acesso à informação e limitar a formação dos alunos?

Ao apresentar um substitutivo integral ao projeto de lei que previa a liberdade para os professores promoverem a discussão de temas como gênero e orientação sexual, o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) propõe que o professor fique desautorizado de promover ideologias, doutrinas religiosas, partidárias ou orientativas de qualquer cunho que não seja da Base Nacional Comum Curricular.
Embora seja importante que as escolas sigam a Base Nacional Comum Curricular, isso não significa que temas importantes e relevantes, como a diversidade sexual e de gênero, não possam ser discutidos nas escolas. Restringir o acesso à informação e limitar a discussão desses temas pode impedir a formação de cidadãos críticos e conscientes da realidade em que vivem.
Portanto, é importante que as escolas possam discutir questões sociais importantes e fornecer um ambiente em que os alunos possam refletir sobre esses temas de maneira aberta e respeitosa. A educação é uma ferramenta poderosa para a formação de cidadãos conscientes e críticos, e restringir o acesso à informação e a discussão desses temas pode prejudicar essa formação.
Comentários