Governador assina ordem de serviço para início da duplicação de 88 km no trecho entre Nova Mutum e Lucas
- Reinaldo Stachiw
- 20 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Na manhã desta segunda feira (18), o governador Mauro Mendes assinou a ordem de serviço para a duplicação de 15 km no trecho que liga o Posto Gil-Diamantino e Nova Mutum. No total serão pavimentados mais 69 km contando com as obras iniciadas no segundo semestre de 2023. O trecho que foi liberado pelo governador hoje será viabilizado através da MT Par, que terá o controle da concessionária responsável. Na avaliação do governador, é um sonho realizado em um trecho da rodovia tão importante para o Mato Grosso.

“E um sonho para a cidade de Lucas do Rio Verde, mas também um sonho para toda essa importante região do nosso estado impactada diretamente pela BR-163. A BR-163 é a mais importante para o estado do Mato Grosso. Ela entra pelo Mato Grosso do Sul e sai lá no Pará tendo um impacto de 80% na população do Estado”.
O prefeito de Lucas do Rio Verde Miguel Vaz, agradeceu o governador e afirmou que o evento foi um ato histórico nesse ato tão esperado pelos luverdenses que é a duplicação da BR-163.
“Quero agradecer o governador por esse ato histórico aqui no município tão sonhado e tão esperado que é a duplicação da BR-163. Minha gratidão porque mais uma vez o governador tomou uma atitude corajosa de adquirir a concessão da Rota do Oeste e colocar em prática essa proposta para o bem dos mato-grossenses e brasileiros que precisam dessa rodovia”.
O vice-governador do estado, Otaviano Pivetta, falou da importância da BR-163 como um vetor de desenvolvimento para Lucas do Rio Verde e que durante muito tempo esteve desassistida pelos governos, estadual e federal.
“A 163 é um grande vetor de desenvolvimento dessa região. Hoje olhando para trás, é importante ver que o governo estadual e também o governo federal estiveram tão ausentes durante quase quarenta anos, tempo em que aconteceu a ocupação e o desenvolvimento desta grande região em frente a 163. A duplicação da 163 e esses investimentos que o estado está fazendo através na Nova Rota Oeste vão permitir que essa região não só continue o seu desenvolvimento, mas que modernize a sua economia e que ofereça segurança e conforto, que é o que a sociedade merece”.
A ordem de serviço assinada pelo governador consiste em duplicar 88 km, entre Mutum e Lucas, com investimento de R$ 670 milhões para a duplicação e recuperação da pista existente, e ainda, a construção de mais três viadutos, um retorno em desnível e uma ponte no rio dos Patos. O planejamento para a conclusão das obras é até o final de abril, caso as máquinas estejam na pista iniciando serviços de terraplanagem. O primeiro passo é fazer o projeto executivo desse trecho, logo após será enviado para a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para ser aprovado. A pavimentação ‘partirá’ de Mutum sentido a Lucas.









Comentários