top of page

Guaíba tem maior cheia já registrada após chuvas no RS

Nível do lago supera o da cheia histórica de 1941. Tempestades afetam mais de 250 cidades. Governador Eduardo Leite fala em "maior desastre da história" gaúcha em termos de prejuízo material.

O número de mortos em decorrência das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul chegou a 39, enquanto 68 pessoas estão desaparecidas e outras 74 ficaram feridas, de acordo com boletim da Defesa Civil divulgado nesta sexta-feira. Os temporais causaram estragos em 265 dos 496 municípios do estado e afetaram mais de 350 mil pessoas.


Ao atualizar os números na tarde desta sexta-feira, o governador do estado, Eduardo Leite, disse que a situação ainda é crítica especialmente nas regiões central, vales e serra.

Ele também fez um alerta para os moradores de Porto Alegre e região metropolitana, por causa da cheia do Lago Guaíba, que atingiu na madrugada deste sábado (04/05) a marca de 4,96 metros, a maior enchente da história, de acordo com informação da Defesa Civil de Porto Alegre. O recorde anterior era de 4,76 metros, registrado na cheia histórica de 1941.


A Defesa Civil informou na sexta-feira que 32.248 pessoas estão fora de casa, das quais, 8.168 se encontram em abrigos e 24.080 estão desalojadas, na casa de familiares ou amigos.


Na quarta-feira, o governo do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública devido às chuvas intensas que atingem o estado. Nesta quinta-feira, a barragem 14 de Julho, na Serra Gaúcha, colapsou parcialmente. As autoridades locais pediram para que a população da região saia o mais rápido possível de suas casas. Ao menos 19 barragens no estado estão em estado de alerta ou atenção.


Eduardo Leite, afirmou que as chuvas já prenunciam o "maior desastre da história" gaúcha em termos de prejuízo material. Segundo Leite, a situação é "pior" do que a registrada no ano passado, quando as inundações causaram mais de 50 mortes e grandes danos materiais.


"Infelizmente, este será o maior desastre que nosso estado já enfrentou. Infelizmente, será maior do que o que assistimos no ano passado", afirmou Leite a coletiva de imprensa no início da noite em Porto Alegre.

Comments


bottom of page