top of page

Horta Escolar: Um Projeto de sucesso em parceria com o Ministério Público

Um projeto visionário acontece na Escola Renascer, localizada no distrito de Novo Eldorado, a horta escolar. Iniciativa que, ao longo dos anos, demonstrou-se não apenas como uma oportunidade de ensino prático, mas como um veículo de conscientização e transformação dentro da comunidade escolar.



O interesse dos alunos pelo processo de germinação e cultivo se evidenciou progressivamente, e em 2022 esse projeto ganhou um novo fôlego por meio de uma colaboração estratégica com o Ministério Público do Estado do Mato Grosso, através do programa "Cibus - Você tem fome de que?".


O Cibus, palavra latina que remete à ideia de comida ou alimento, trouxe não só recursos materiais, como enxadas, carrinhos de mão, adubos e sementes, mas também uma missão essencial: a promoção do acesso a alimentos de qualidade. Em Tapurah, duas escolas, incluindo a Escola Renascer, foram selecionadas para receber o projeto.


A horta escolar não se limita a ser apenas um local de cultivo, é também um ambiente de aprendizado prático. Utilizando-a como uma ferramenta pedagógica, a escola busca conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável e sustentável, além de proporcionar uma conexão direta com a produção de alimentos como destacou a secretária de educação, Nádia Bender “Muitas crianças as vezes não sabem de onde vem o alimento que consomem, e aqui na horta eles veem e aprendem como produzir”.


A medida que o projeto avança, novas técnicas são implantadas e estudadas pelos alunos, como a técnica de compostagem orgânica, implantada este ano pela professora Eliany Lenz “começamos este ano esse projeto denominado: plantando orgânicos e colhendo saúde. E os alunos estão empolgados, levando o conhecimento para casa e dividindo com as famílias”.


A participação ativa dos alunos no plantio, rega e colheita não apenas os ensina sobre agricultura, mas também sobre responsabilidade, trabalho em equipe e respeito ao meio ambiente. Segundo a diretora, a horta tornou-se um símbolo para a Escola Renascer, inspirando a comunidade escolar a buscar maneiras de contribuir para um futuro mais saudável “já recebemos relatos de pais, que os filhos criaram o habito de comer verduras e isso começou aqui na escola”.


Fonte: ASCOM

Commenti


bottom of page