top of page

Importações chinesas de soja do Brasil aumentam 37,5% em maio

Maior comprador de soja do mundo importou 12,11 milhões de toneladas métricas da oleaginosa do Brasil no mês passado


As importações chinesas de soja do Brasil aumentaram 37,5% em maio em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (20), à medida que os compradores adquiriram a safra abundante da América do Sul, enquanto os suprimentos dos Estados Unidos também aumentaram 28,3%.

O maior comprador de soja do mundo importou 12,11 milhões de toneladas métricas da oleaginosa do Brasil no mês passado, em comparação com 8,81 milhões de toneladas no mesmo mês do ano anterior, segundo dados da Administração Geral de Alfândega.


De janeiro a maio, os embarques do Brasil totalizaram 21,25 milhões de toneladas, uma queda de 14,0% em relação ao mesmo período do ano passado.


O total de chegadas dos EUA nos primeiros cinco meses do ano foi de 14,57 milhões de toneladas, um aumento de 34,3%, segundo os dados.


"A China impulsionou as compras de soja dos EUA antes das possíveis tensões comerciais entre a China e os EUA, e as chegadas concentradas levaram a um aumento das importações de janeiro a maio. Os atrasos na colheita no Brasil empurraram as exportações para mais tarde, levando a uma queda nos embarques brasileiros", disse Wan Chengzhi, analista da Capital Jingdu Futures.


Espera-se que as chegadas de soja do país permaneçam altas no terceiro trimestre, enquanto as importações do quarto trimestre dependerão do resultado das negociações comerciais entre os EUA e a China, acrescentou Wan.



A China importou 111.603 toneladas de soja da Argentina no período de cinco meses, uma queda de 47,5% em relação ao mesmo período do ano passado, embora os dados não tenham mostrado nenhuma chegada em maio.

Comentários


bottom of page