Lula e Janja irão ao funeral do papa Francisco.
- Reinaldo Stachiw
- 22 de abr. de 2025
- 1 min de leitura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu ir a Roma (Itália) nos próximos dias para participar do velório e do enterro do papa Francisco, que morreu nesta 2ª feira (21.abr.2025) aos 88 anos. A primeira-dama Janja Lula da Silva o acompanhará A Secom (Secretaria de Comunicação Social) confirmou a informação no início da noite.
Mais cedo, havia a informação que o petista já havia pedido para que sua equipe tomasse as providências necessárias para a viagem. Ministros do governo haviam relatado que já estavam fazendo mudanças em compromissos que teriam a participação do presidente nesta semana.

O Vaticano ainda não confirmou o local e a data do velório e do enterro, que contará com a participação de autoridades do mundo todo. O funeral deve ser realizado entre 6ª feira (25.abr) e domingo (27.abr). Os procedimentos devem levar 9 dias e foram simplificados por Francisco em novembro de 2024. Por isso, ainda não há a confirmação de data para o embarque de Lula.
A comitiva que acompanhará o presidente deve ser divulgada na 3ª feira (22.abr). A organização do funeral e do enterro seguirá o livro “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis” (ritos funerais para um pontífice romano), que contém indicações para a liturgia e as orações das cerimônias que envolvem o enterro do papa. Uma nova versão da obra foi publicada depois da aprovação de Francisco. Leia aqui os passos que serão seguidos pelo Vaticano.









Comentários