Lula fica favorito para 2026 pós-tarifaço e Bolsonaro condenado
- Reinaldo Stachiw
- 24 de set.
- 1 min de leitura
Média das pesquisas mostra petista à frente de todos os adversários, exceto Michelle Bolsonaro (com quem empata tecnicamente); presidente também terá dinheiro à vontade para programas que vão ajudá-lo na campanha por seu 4º mandato no Planalto.

Depois de ficar atrás ou empatado na margem de erro contra seus possíveis principais adversários na corrida pelo Planalto no ano que vem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parece embicando para chegar ao final de 2025 como favorito. É esse o quadro mostrado em levantamentos divulgados pelas principais empresas de pesquisa –com todos os resultados compilados pelo Poder360 e mostrados em média ponderada nesta reportagem.
É impossível saber se esse clima positivo para Lula se mantém até daqui a pouco mais de 1 ano, em 4 de outubro de 2026, quando será realizado o 1º turno da eleição presidencial. O fato é que hoje o momento político é favorável ao petista de uma forma que nunca esteve neste seu 3º mandato no Planalto.
Fica mais fácil ver o quadro completo analisando os infográficos preparados pelo Poder360 colocando juntas todas as pesquisas que simulam uma disputa de 2º turno entre Lula, 79 anos, e os seguintes adversários: Tarcísio de Freitas (Republicanos), 50, Michelle Bolsonaro (PL), 43, Ratinho Junior (PSD), 44, Romeu Zema (Novo), 60, e Ronaldo Caiado (União Brasil), 75. Também está na lista Jair Bolsonaro (PL), 70 anos, que está inelegível, mas segue se apresentando como postulante à corrida presidencial de 2026.




Comentários