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Mato Grosso Prevê Aumento Significativo na Produção de Grãos até 2030


"Projeção aponta crescimento de 45,4% na safra de grãos no estado, impulsionando a economia e a logística de escoamento"


A projeção de safra de grãos para o estado de Mato Grosso no período 2029/2030 é impressionante, estimando-se um salto de 45,4% em relação à safra 2022/2023, atingindo a marca de 146,6 milhões de toneladas. Essa expansão, segundo informações do Observatório do Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), tem como objetivo suprir a crescente demanda global por alimentos e biocombustíveis, incluindo o etanol de milho.


Para dar suporte a esse crescimento no setor agrícola, o governo do estado destaca a necessidade de melhorias na logística de escoamento da safra, um dos principais desafios enfrentados pelos produtores mato-grossenses.


Uma das iniciativas mais destacadas é a Ferrovia Estadual da Integração Vicente Vuolo, considerada a primeira do país, cujo projeto prevê a ligação entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde por meio de uma estrada férrea de 733 km. De acordo com a projeção da Rumo Logística, a ferrovia deve chegar a Nova Mutum até 2025, Campo Verde até 2028 e, finalmente, a Lucas do Rio Verde até 2030.


O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou a importância dessas iniciativas para os municípios ao longo da BR-163, que são grandes produtores de grãos. Ele afirmou que a ferrovia estadual, a duplicação da BR-163 e o possível início das obras da Ferrogrão contribuirão significativamente para desafogar a logística de escoamento da safra, tornando a BR-163 mais segura com a redução do tráfego de trens e a duplicação da pista.


Outro projeto crucial liderado pelo governo estadual é a duplicação de 440 km da BR-163, entre o Posto Gil e Sinop. Embora a conclusão completa da duplicação esteja prevista para 2030, o governador Mauro Mendes trabalha com perspectiva de conclusão até 2028.

A Ferrogrão também é um projeto de grande relevância para a logística de Mato Grosso, apesar de ser uma ferrovia sob licitação do governo federal e enfrentar questões jurídicas. Ela visa estabelecer um novo corredor de exportação do Brasil pelo Arco Norte, conectando Sinop ao Porto de Miritituba, no Pará.


O secretário enfatizou que tanto a duplicação da BR-163 quanto a Ferrogrão aliviarão o tráfego na principal rota rodoviária de Mato Grosso e contribuirão para a redução das emissões de carbono, ao diminuir o fluxo de tráfego pesado até o Porto de Miritituba, além de otimização os custos de conservação e manutenção da rodovia.



Fonte: Só Notícias (Foto: assessoria Só Notícias )

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