top of page

Programa Mais MT Muxirum Tem Aula Inaugural em Tapurah

A noite desta quarta-feira, 7 de maio, marcou um momento especial para a educação em Tapurah com a realização da aula inaugural de mais uma turma do Programa Mais MT Muxirum. A aula, que aconteceu na Escola Vinicius de Moraes, foi acompanhada com entusiasmo por autoridades locais, como o prefeito Álvaro Galvan, o vice Adriel Martini e a secretária municipal de Educação e Cultura, Giovania Melchior.


Com mais de 30 alunos matriculados, o programa visa oferecer uma nova chance àqueles que não tiveram acesso à alfabetização em sua infância ou adolescência. A aula inaugural foi o ponto de partida de uma jornada de oito meses, com aulas duas vezes por semana.


Durante a solenidade a secretária Giovania Melchior expressou a alegria da equipe com a procura expressiva. “A gente está muito feliz, né? É uma procura alta. Mais de 30 já procuraram. E a gente fica muito feliz em saber que as pessoas estão interessadas em aprender, ler e escrever.”


Ela destacou também o impacto social do programa: “É uma oportunidade única para o município e também para os nossos munícipes que vieram aqui aproveitar essa oportunidade. É um trabalho bem diferenciado, feito para que realmente eles saiam lendo e escrevendo, podendo assinar o próprio nome e isso é muito gratificante.”


Giovania ainda reforçou a importância da persistência dos alunos: “Peço para que eles persistam e participem. Sigam nesse caminho, porque a oportunidade é única. Com certeza, se não desistirem, no final vão sair ganhando, sabendo ler e escrever. Isso é maravilhoso. Vai ser um ganho muito grande para a vida pessoal deles.”


O prefeito Álvaro Galvan também destacou a diversidade de idades dos participantes e o valor da segunda chance: “A gente sai daqui com uma perspectiva muito boa, porque vimos pessoas de todas as faixas de idade tentando a melhoria de vida. A oportunidade da alfabetização às vezes não se deu lá no tempo da adolescência ou da infância e está sendo possível agora.”


Galvan aproveitou para parabenizar os alunos pela coragem: “Gostaria de parabenizar essas pessoas que tiveram a iniciativa de buscar essa oportunidade. Nunca é tarde para melhorar.”


O nome "Muxirum", de origem tupi e típico do linguajar cuiabano, significa “mutirão” ou “fazer juntos”. É exatamente esse espírito de união e esforço coletivo que marca o programa, que se propõe não apenas a ensinar a ler e escrever, mas também a devolver dignidade, autoestima e cidadania a cada participante.



ASCOM

Comments


bottom of page