"Safra recorde de algodão em Mato Grosso: expectativas positivas e desafios à frente"
- Reinaldo Stachiw
- 8 de jul. de 2023
- 1 min de leitura

Safra de algodão em Mato Grosso promete alcançar números impressionantes na temporada 2022/23. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), a área estimada para o cultivo atingiu 1,20 milhão de hectares, um aumento de 0,28% em relação ao último relatório. Esse crescimento é resultado do aumento das áreas de primeira safra, impulsionado pela intenção dos produtores em semear dentro da janela ideal.
Além disso, as perspectivas para a produtividade também são animadoras, com um rendimento médio esperado de 292,35 @/hectare, representando um aumento de 0,85% em relação à estimativa do mês passado. Esse cenário positivo é atribuído, principalmente, às condições climáticas favoráveis que contribuíram para o bom desenvolvimento do algodão.
No entanto, o instituto ressalta que fatores como possíveis incidências de chuvas, pragas e doenças ainda representam incertezas que podem comprometer a produtividade e a qualidade final da fibra. Apesar dos desafios, diante dos reajustes positivos na área e no rendimento do algodão, o IMEA projeta uma produção recorde de 5,27 milhões de toneladas de algodão em caroço.
A colheita da safra em Mato Grosso já atingiu 1,77% da área estimada, avançando 0,94 ponto percentual em relação à semana anterior. Os agricultores estão otimistas com os resultados iniciais e esperam colher bons frutos dessa safra promissora.
Com esses números impressionantes, a indústria do algodão em Mato Grosso está preparada para impulsionar a economia do estado e fortalecer seu papel no mercado nacional e internacional. O sucesso dessa safra trará benefícios não apenas para os produtores, mas também para toda a cadeia produtiva e para a região como um todo.
R11 Notícias ( foto: arquivo/assessoria)









Comentários