top of page

Tapurah recebe Patrulha Maria da Penha em solenidade na Câmara Municipal

A cidade de Tapurah viveu um momento histórico nesta semana com o lançamento oficial da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar. A solenidade de implantação foi realizada na Câmara Municipal, marcando o início de um novo ciclo de atenção e combate à violência doméstica no município.

ree

A patrulha tem como objetivo garantir o cumprimento das medidas protetivas de urgência concedidas pelo Poder Judiciário às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, fortalecendo a rede de proteção já existente na cidade.


Durante a cerimônia, o comandante da Polícia Militar em Tapurah, Capitão Helckier, destacou a importância da iniciativa “Para nós, é um grande avanço. Nunca tivemos um policiamento específico voltado para as mulheres vítimas de violência. Com o apoio do 14.º Comando Regional, da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Assistência Social, agora temos um patrulhamento permanente que visa garantir a segurança dessas mulheres”, afirmou.


A secretária municipal de Assistência Social, Danielle Eickhoff, também reforçou a relevância da patrulha como mais uma ferramenta na luta contra a violência doméstica “É um momento grandioso. A Patrulha Maria da Penha vem somar à rede de proteção. A sociedade precisa continuar sendo parceira. Denunciar é fundamental para combater esse mal que atinge tantas mulheres”.


A Soldado Maria Eduarda, que esteve à frente da capacitação do programa no 14.º Comando Regional em Nova Mutum, será uma das responsáveis pelo atendimento direto às vítimas “Esperamos acolher cada vez mais mulheres. Queremos que elas se sintam seguras para denunciar, sabendo que podem contar com a Polícia Militar, dia e noite. A comunidade também pode e deve contribuir, mesmo de forma anônima”, declarou.


A juíza da comarca, Dra. Patrícia Bedin, alertou sobre os alarmantes índices de violência na região “É assustador o número de casos de violência doméstica e de estupro de vulnerável aqui no norte de Mato Grosso. A Patrulha Maria da Penha é fundamental para uma proteção mais especializada e um atendimento mais ágil às vítimas”, afirmou.


A implantação da patrulha representa um passo decisivo na consolidação de uma rede integrada de proteção em Tapurah, que já conta com o envolvimento do Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Prefeitura e sociedade civil organizada — incluindo o Conselho da Mulher e o Conselho de Segurança.


Com a chegada da Patrulha Maria da Penha, Tapurah reforça seu compromisso com a segurança das mulheres e envia um recado claro: violência doméstica não será tolerada.

Comentários


bottom of page