Exportações de Carne de MT Crescem 25%, mas Preços Caem 5%
- Reinaldo Stachiw
- 11 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
No último mês, os frigoríficos de Mato Grosso aumentaram em 25,78% suas exportações, totalizando 51,94 mil toneladas de equivalente de carcaça (TEC) enviadas para o exterior. Este é o maior volume registrado para o período no histórico da região. No acumulado do primeiro trimestre, foram embarcadas 154,68 mil toneladas.

Apesar desse crescimento nas vendas, os preços médios da tonelada exportada diminuíram 5,16% em relação ao mesmo período do ano passado e 17,06% em comparação com 2022.
A China continua sendo o principal destino da carne bovina de Mato Grosso, representando 43,19% do volume exportado, mesmo com uma redução de 3,10 pontos percentuais em comparação com o ano anterior.
Apesar da queda nos preços médios de exportação, o intenso ritmo de embarques de carne bovina durante os primeiros meses deste ano ajudou a manter os preços do boi gordo no estado. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) conclui que esse movimento sustentou os preços, que poderiam ter sido ainda mais baixos devido ao alto volume de animais abatidos em Mato Grosso durante o período.









Comentários