Preço da soja cai em Mato Grosso e instituto prevê pressão contínua
- Reinaldo Stachiw
- 29 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou uma análise sobre o valor da soja no estado e apontou que o preço da oleaginosa vem sofrendo uma desvalorização nos últimos meses. Segundo o instituto, o preço da soja disponível apresentou grande valorização nos últimos quatro anos em Mato Grosso, mas essa tendência se inverteu recentemente.

A análise do IMEA destaca que a cotação da soja em Mato Grosso chegou a R$ 119,45 por saca no último dia 20, o que representa uma queda em relação ao valor observado há quatro anos. Os analistas do instituto apontam que a desvalorização se deve à estimativa de grande produção para a safra 2022/23, ao prêmio portuário negativo, à queda no valor do produto em Chicago (EUA) e à menor demanda neste período, principalmente por parte da China.
O IMEA ressalta que a pressão contínua no preço da soja deve dificultar a conciliação do caixa dos produtores, principalmente para aqueles que não travaram a maior parte das despesas ou não negociaram nada da produção e, agora, se deparam com preços menos atrativos e custos elevados. A análise destaca a importância de os produtores estarem atentos às oscilações do mercado e adotarem estratégias para minimizar os impactos da queda nos preços.









Comentários